Carta Aberta aos Estudantes e Professores da Faculdade de Psicologia da PUC-SP sign now

Carta Aberta aos Estudantes e Professores da Faculdade de Psicologia da PUC-SP

Colegas estudantes e professores:

A iniciativa desta carta partiu de um grupo de alunos de 3º e 4º anos da Faculdade de Psicologia da PUC-SP, sem qualquer subordinação ou vínculo político-partidário com movimento social, político ou departamento da Faculdade, com o propósito de se posicionar quanto ao pedido de demissão do Prof. Getúlio Bezerra de Castro e defender o espaço da diversidade que sempre caracterizou a nossa universidade.

Não concordamos com a redação do texto, elaborado por um grupo de alunos com uma postura de oposição radical em relação à psicopatologia psiquiátrica, que teria culminado na demissão, por ser desrespeitoso, enviesado e embasado com pobreza de argumentos. Infelizmente existe uma minoria dentro do ambiente acadêmico, que se considera democrática, mas que frequentemente se posiciona de maneira autoritária. Chama-se tal atitude tolerância dos intolerantes.

De forma alguma entendemos que a discussão e o confronto de idéias não sejam salutares e necessários. Entretanto, é lamentável que num ambiente acadêmico, o qual tem por finalidade precípua a difusão e produção de conhecimento, que se lance mão da truculência e ausência de argumentos lógicos para se atingir determinado fim. Acreditamos que as divergências possam ser estabelecidas de maneira mais elegante, consistente e, acima de tudo, respeitosa.

Infelizmente, também há uma parcela do corpo docente que tem defendido de maneira sistemática uma visão distorcida, irreal, unilateral e impositiva atendendo a interesses menores, de cunho pessoal e departamental em prejuízo do verdadeiro espírito de uma universidade. É a expressão da defesa cega destes interesses, em detrimento do vanguardismo acadêmico que sempre foi símbolo da instituição, o qual se traduz numa formação sólida, mas também plural que deixa de atender às reais necessidades do corpo discente.

Criticamos essa postura por demonstrar um profundo desrespeito, desconsideração e desconhecimento pelo saber médico. Em contrapartida, defendemos que se fechar para o diálogo com a psiquiatria produz um estudante de psicologia alienado à prática psicológica tal qual ela se constitui atualmente. A psiquiatria concordemos ou não com seus pressupostos, objetivos, métodos e práticas é uma disciplina que há mais de um século se ocupa do sofrimento humano e, assim, faz parte da multiplicidade de teorias e práticas hoje presentes na ciência psicológica. Essa diversidade pressupõe a convivência com a pluralidade de idéias, que sempre provou ser vantajosa no progresso de qualquer ciência.

Cabe então, a nós, alunos, nos envolvermos com uma questão que se mostra pertinente, quando uma disputa política entre departamentos refletirá diretamente na qualidade do ensino, tendo em vista que o aprendizado da psicopatologia psiquiátrica é indispensável em nossa formação, sem que isto signifique necessariamente adesão aos seus pressupostos.

De posse desses argumentos, entendemos que é necessário que se, irremediável, o espaço deixado pelo Prof. Getúlio seja ocupado por um profissional enquadrado nos referenciais teóricos e aplicados da ciência psiquiátrica, independentemente de eventual ortodoxia política e ideológica por parte de algum(ns) departamento(s) da Faculdade de Psicologia, reiterando que, a diversidade pressupõe a convivência com a pluralidade de idéias e não com uma pseudo-diversidade que encobre um viés totalitário.

Não negamos a importância da luta anti-manicomial, mas apontamos que: uma visão psiquiátrica não significa a priori a defesa ou condenação da instituição manicomial; e que os segmentos que levantam referida bandeira, já possuem seu espaço dentro do atual regime de créditos. É importante notar que de maneira alguma estamos defendendo o aumento ou diminuição de ambas as representações na grade curricular, mas que, ao menos seja preservado o atual espaço existente.

Se a PUC-SP tem um passado de luta pela liberdade de expressão, essa luta nunca visou restringir esta conquista a uma determinada ideologia, mas sim abarcar diferentes concepções, idéias, opiniões, etc. O livre agir e pensar defendido por todos no passado, presente e futuro de nossa universidade deveria ser usado no momento atual como um fator que possibilita um tênue e difícil equilíbrio entre distintas e múltiplas opiniões.

Todavia, deve-se compreender que é fundamental que este vanguardismo seja cultivado e fomentado, mas para tanto é necessário considerar que o momento político, histórico e cultural é outro, demandando novos paradigmas e alternativas para nossa atuação.

Pedimos àqueles alunos e professores que quiserem apoiar nossa posição que assinem aqui. Aos demais, contamos com a compreensão.

Cordialmente,

Daniel Rothenberg
Guilherme Conti Marcello
Jan Luiz Leonardi