O maior afluente do rio Amazonas corre perigo - o rio Madeira sign now

ABAIXO ASSINADO EM DEFESA DA AMAZФNIA

soberania das бguas soberania а vida

O MAIOR AFLUENTE DO RIO AMAZONAS CORRE PERIGO O RIO MADEIRA

Diante:

> Das violaзхes de direitos humanos, ao ameaзar de deslocamento forзado milhares de famнlias de cultura tradicional que correm o risco de nem receber indenizaзгo, como ocorreu com 70\% dos deslocados por barragens no Brasil, perdendo seus meios de subsistкncia e sua qualidade de vida, indo habitar assentamentos ou subъrbios nas cidades, aumentando os нndices de pobreza e doenзas;

> Do aumento drбstico do nъmero de infectados pela malбria e a dengue, assim como da possibilidade do surgimento de outras febres tropicais;

> Da perda irreversнvel da biodiversidade no principal estuбrio do rio Amazonas, alйm de ocasionar erosхes - a jusante e sedimentaзгo a montante;

> Da negligкncia e inconseqькncia dos proponentes do projeto e dos уrgгos pъblicos que apуiam estas obras destrutivas e desnecessбrias, sem admitir os verdadeiros impactos e fugindo dos problemas complexos;

> Da imensa possibilidade de geraзгo de energia realmente renovбvel que geraria muito mais empregos, duradouros e de qualidade, sem impactos, preservando e desenvolvendo verdadeiramente as comunidades amazфnicas;

> Da contaminaзгo dos lenзуis freбticos por mercъrio;

> Dos riscos de acidentes naturais e de mб operaзгo como os que jб ocorreram em outras hidrelйtricas;

> Da inundaзгo de terras fйrteis, riquнssimas em biodiversidade, enquanto existem milhares de pessoas sem terra e da possibilidade infinitamente maior de geraзгo de conhecimento e renda, atravйs do uso renovбvel dos recursos naturais, em diversas бreas, inclusive a saъde;

Nуs, abaixo-assinados, nos opomos a este mega-projeto centralizador, que nгo visa o desenvolvimento local, alйm de ser, claramente inviбvel (principalmente pela sedimentaзгo no reservatуrio, ocasionando o aumento da бrea impactada).

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR