Por um Ensino de Lнnguas Estrangeiras Plurilingue e Qualificado sign now

Para o Conselho da Europa o adjectivo democrбtico enfatiza o facto de que a cidadania pretendida й uma cidadania que assenta em princнpios e valores do pluralismo, na primazia da lei, no respeito pela dignidade humana e na diversidade cultural como riqueza. A lнngua tem uma grande importвncia neste contexto. Segundo Audigier (1999:18), to learn a language is also to learn a culture, another way of categorising and qualifying the world of expressing and thus construction ones thoughts and emotions.
Sendo a Europa multicultural por excelкncia, o plurilinguismo surge pois como um dos objectivos principais na educaзгo para a cidadania democrбtica, uma vez que o plurilinguismo tem fortes laзos com as identidades polнticas e culturais. Refere-se а capacidade de um sujeito participar como cidadгo na politicamente relevante comunicaзгo em ambientes plurilingues, como a Europa de hoje.
Posto isto, o Conselho da Europa recomenda que qualquer cidadгo europeu aprenda e domine pelo menos duas lнnguas estrangeiras. Esta situaзгo й impossнvel no actual currнculo do Ensino Secundбrio portuguкs, uma vez que sу os alunos que prosseguem Lнnguas e Literaturas tкm verdadeiramente essa oportunidade. Mais ainda, tendo em conta o actual panorama legislativo, й possнvel que um aluno: escolha uma lнngua no 2є Ciclo do Ensino Bбsico, descontinue o estudo desta lнngua no 3є Ciclo do Ensino Bбsico e depois tenha outra nova lнngua estrangeira no Ensino Secundбrio, acabando por nгo desenvolver competкncias avanзadas ou mesmo ter fluкncia em nenhuma delas.
Pretendemos que a tutela do Ministйrio da Educaзгo considere a possibilidade dos nossos alunos estudarem Inglкs como Lнngua Estrangeira, enquanto disciplina com carбcter obrigatуrio, desde o 1є ano do Ensino Bбsico atй ao 12є ano do Ensino Secundбrio, como acontece em paнses como a Бustria em que a disciplina de Inglкs й obrigatуria atй ao 12є ano e tem uma carga horбria de 3 a 5 horas por semana (cf. Hebenstreit 1998: 35). O Inglкs й indiscutivelmente uma lнngua instrumental no actual panorama da globalizaзгo e, como tal, necessбria para a afirmaзгo e desenvolvimento econуmico-cultural portuguкs. Ao mesmo tempo, abririam-se as portas para a aprendizagem doutras lнnguas estrangeiras, nomeadamente do: Alemгo, Espanhol e Francкs, que sгo tambйm importantes no contexto europeu. Os alunos teriam a possibilidade de optar pela segunda lнngua estrangeira que quisessem estudar logo no 5є ano do Ensino Bбsico e desenvolver competкncias na mesma atй ao seu 9є ano. Posteriormente, no Ensino Secundбrio, para alйm do Inglкs que seria uma disciplina obrigatуria, teriam a possibilidade de escolher ainda outra lнngua estrangeira e acabariam por desenvolver competкncias numa terceira lнngua da sua opзгo. Desta forma, concretizava-se o grande objectivo da Europa: a participaзгo activa e plurilingue de qualquer cidadгo no discurso polнtico, econуmico e cultural da Uniгo Europeia.

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR