Somos Contra a Privatização do CAISM Água Funda sign now

Governo estadual planeja fechar o Centro de Atenção Integral à Saúde Mental Água Funda para entregá-lo à privatização.Governo Alckmin (PSDB) apronta mais uma. Dando continuidade ao desmonte sistemático da saúde pública de São Paulo, o Governo Alckmin prepara, agora, a privatização do Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAISM) Água Funda.A unidade, que é referência no atendimento humanizado da Saúde Mental, a número 1 da Grande São Paulo na avaliação do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares (PNASH 2005/ Ministério da Saúde), será terceirizada para uma Organização Social (OS). A privatização do SUS em São Paulo já deu mostras de que, apesar do discurso de “choque de gestão”, “aumento da eficiência”, “redução de custos”, o que se viu e se vê é o desvio das já escassas verbas da saúde para aplicação no mercado financeiro, é a falta de insumos, instrumentos e medicamentos básicos para atendimento, é a precarização das condições de trabalho em saúde, é o aumento das iniqüidades de acesso ao serviço de saúde, é a priorização do lucro em detrimento das necessidades de saúde da população. Se isso é verdade em relação à saúde como um todo, na área da Saúde Mental, que concentra transtornos de saúde associados a situações de maior vulnerabilidade social, o impacto da terceirização tende a ser tragicamente pior.E como se não bastasse o impacto da privatização, o Governo Alckmin pretende ainda transformar o CAISM Água Funda, que é uma unidade complexa que abrange atendimento de Hospital Dia, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), residência terapêutica, leitos para internação de diferentes transtornos mentais associados (e não apenas álcool e drogas) em um centro de internação apenas de dependência química. Essa proposta de “manicônio álcool e drogas” faz parte da política de internações involuntárias e compulsórias que foi escolhida como estratégia de diferentes governos para “limpar” os espaços públicos (como as cracolândias nos centros das cidades), principalmente visando os grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Aqui em São Paulo a proposta é defendida por Ronaldo Laranjeira, membro do Conselho Consultivo de Saúde Mental do Governo de São Paulo (desde a época de José Serra) e é ao mesmo tempo do Conselho Administrativo da maior OS do Brasil, a SPDM (Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina).Transformar um serviço de excelência em Saúde Mental em um “manicômio álcool e drogas” fatalmente vai gerar desassistência:- Quem fará a reabilitação psicossocial dos 34 moradores e todos os outros usuários do CAISM Água Funda?- Quem evitará internações desnecessárias de usuários atendidos no HD (Hospital Dia) Água Funda?- Quem atenderá as recaídas e/ ou reagudizações dos usuários de drogas com transtornos psicóticos, sem o CAISM?- Qual serviço será referenciado para atender as internações de 79 vagas disponíveis hoje no CAISM Água Funda?- Para onde irão os trabalhadores desse serviço, que se especializaram, se qualificaram e trabalham no serviço número 1 da Grande São Paulo?- Para onde vai o investimento financeiro e aplicação de novas tecnologias implantadas nesse serviço?- E, afinal, será que o Governo do Estado de São Paulo, para construir um serviço, precisa destruir outro???Por isso, pedimos sua assinatura em defesa do CAISM Água Funda “Dr. David Capistrano da Costa Filho”:Contra a privatização do CAISM Água Funda!Contra o despejo e a desassistência promovida por essa política!Contra a mercantilização da Saúde! Saúde não é mercadoria!Em defesa do SUS 100% público, estatal e de qualidade!#OcupeAguaFunda

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

Privacy in the search engines? You can use a nickname:

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Shoutbox

Who signed this petition saw these petitions too:

Sign The Petition

Sign with Facebook
OR

If you already have an account please sign in

I confirm registration and I agree to Usage and Limitations of Services

I confirm that I have read the Privacy Policy

I agree to the Personal Data Processing

Goal reached !

Latest Signatures

browse all the signatures

Marvin YorkBy:
Justice, rights and public orderIn:
Petition target:
Governo do Estado de São Paulo

No tags

Invite friends from your address book

Embed Codes

direct link

link for html

link for forum without title

link for forum with title