Recolha de assinaturas em favor da autorização da cruza entre variedades de Chihuahuas (pelo curto e pelo comprido) assine agora

Esta recolha de assinaturas visa mobilizar os criadores e aficionados da raça Chihuahua no sentido de solicitar ao Clube Português de Canicultura a autorização para a cruza de exemplares de ambas as variedades de pelo da raça.

Assim,

·  Considerando que os criadores Portugueses, por estarem impedidos de efetuar cruzas entre exemplares de pelo curto e de pelo comprido, se encontram em grande desvantagem em relação aos criadores de outros países onde é permitido cruzar ambas as variedades;

·  Considerando que, nos países onde esta cruza é autorizada, se comprovam melhoramentos significativos da qualidade da raça, designadamente dos exemplares de pelo curto que são a variedade com mais protagonismo em Portugal;

·  Considerando que é um facto que os genes recessivos do pelo comprido já estão incorporados na genética dos chihuahuas de pelo curto, como provam os nascimentos de cachorros de pelo comprido em ninhadas de pelo curto;

·  Considerando que, por outro lado, não é possível aos exemplares de pelo comprido beneficiarem os exemplares de pelo curto, uma vez que é geneticamente impossível nascerem cachorros de pelo curto de uma cruza entre dois exemplares de pelo comprido.

·  Considerando que é um facto que, numa ninhada de pelo curto com pelo comprido, nascem apenas cachorros ou de pelo curto ou de pelo comprido, não nascendo nunca cachorros com semi-pelo ou carencias de pelo;

·  Considerando que o “subpelo” é desejável segundo o standard da raça e que a cruza de variedades contribui para um aporte de “subpelo” e mais qualidade do pelo nos exemplares de pelo curto, solucionando o problema da escassez de pelo no pescoço e peito, que muitos exemplares de pelo curto por vezes apresentam, como consequência de cruzas repetidas entre exemplares de pelo curto;

·  Considerando que no País de origem da raça, o México, é permitida a cruza de variedades, pela Federacion Canófila  Mexicana;

·  Considerando que na circular 04/2012 da FCI, esta entidade dá o seu consentimento para cruzar variedades dentro da mesma raça, a fim de aumentar o património genético e melhorar a saúde do cão  http://www.fci.be/circulaires/4-2012-annex.pdf

·  Considerando que a comissão do LOE da Real Sociedad Canina de España, reunida a 13 de junho de 2012,  depois de analisar vários documentos, entre os quais um abaixo assinado de vários criadores e aficcionados espanhóis da raça chihuahua; a resposta da Federacion Canófila Mexicana e a circular 4 – 2012 da FCI, decidiu autorizar a inscrição no LOE e RRC dos cachorros desta raça fruto da cruza entre dois exemplares de diferente variedade de pelo;

·  Em suma, considerando que não existe nenhuma consequência negativa com esta prática, antes pelo contrário, encontramos nela muitos aspectos positivos para a raça em Portugal e constatando que todo o mundo cinófilo está a reconhecer que de facto só existem aspectos positivos;

Os abaixo assinados vêm por este meio solicitar a Vª Exªs, se dignem autorizar a cruza de variedades na raça chihuahua de pelo curto e pelo comprido.

Assinam Petição

Facebook assinatura
OU

Se você já se dispõe de uma conta prossiga com o login, caso contrário proceda à inscrição e assinatura preenchendo os campos aqui embaixo.
Nome de usuário, e-mail e senha serão os seus dados da conta, poderá assim assinar outras petições depois de ter prosseguido com o login.

Privacidade nos motores de busca? Você pode usar um apelido:

Atenção o e-mail deve ser válido para que possa validar a sua assi natura, caso contrário será anulado.

Confirmo o registro e aceito Uso e Limitações de Serviços

Confirmo que li a Política de privacidade

Eu concordo com o Processamento de dados pessoais

Painel De Mensagens